A primeira etapa do NBB Trio acontece neste sábado (24/08) e domingo (25/08), no Vale do Anhangabaú, em São Paulo. As 16 equipes do NBB CAIXA foram separadas em quatro grupos de quatro equipes na fase de classificação. Conheça um pouco da história dos times e dos jogadores dos integrantes do Grupo A do torneio de basquete de rua.

São José Basketball/Instituto Santos
O Santos 3×3, fundado em 2014, há 4 anos, se intitula como Instituto de Rosis e figura como uma das principais equipes do basquete 3×3 nos dias atuais quando se trata da categoria adulta. O time conta com participações em torneios internacionais, como o FIBA World Tour e também, recentemente, marcaram presença em um campeonato da federação da Rússia. Com estrutura não só para o adulto, mas também para as categorias de base, o De Rosis/Fupes conta com jogadores extremamente identificados com a equipe e também trabalham com 200 crianças, de forma gratuita, nas escolinhas de 3×3.
A equipe conta com atletas de relevância no cenário, como o experiente armador Luiz Soriani, que por muitos anos figurou no top 1 do Ranking FIBA 3×3 no Brasil e já venceu o prêmio Melhor do Ano, oferecido pelo Comitê Olímpico do Brasil, em duas oportunidades. Rafael Frias também é um dos destaques da equipe, com inúmeros prêmios de cestinha das competições e convocações frequentes para a seleção brasileira, assim como Luiz Bidart, tido como ”cérebro da equipe” e que já marcou presença na Amarelinha. No garrafão, Guilherme Rojas, atualmente, figura no 13º lugar do Ranking da FIBA 3×3 do Brasil.
Atletas:
- Rafael Frias da Costa
- Luiz Enrique Leorte Bidart
- Guilherme de Castro Rojas
- Luiz Felipe Soriani
- João Victor Silva Piai
- Gabryeel Augusto Bezerra dos Santos
- Rafael Andrade Bibiano dos Santos
Mogi Basquete/NKB (MS)
NKB é a abreviação de Nakembele Keita Bangoura, álter ego de Josemir Constantino Bispo, fundador da equipe. A história da equipe começou em 2005, quando Josemir iniciou torneios de streetball na quadra da Arena J.A. (José Abrão), em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Em 2007, junto com Antônio Marcos (Caco) e Renato (Pudim), a NKB foi criada. Vinicius Baccin é o atleta do NKB que mais disputou jogos de 3×3 pela equipe, também jogou por duas temporada no Ourteam Basketball de Joinvelle, uma das equipes mais tradicionais do cenário. O NKB contou por 4 anos com Francisco Delben (Chico) atleta que jogou por times tradicionais do Brasil, como São José, COC Ribeirão Preto e Araraquara, sendo tetra campeão Paulista, campeão Brasileiro e vice do NBB.
Atletas:
- Vinicius Luiz Baccin
- Thimoteo de Souza Lima
- João Luiz de Souza Lopes Junior
- Francisco Tardivo Delben
- Jeferson Chaves de Souza Santos
Brasília/ABL (SP)
ABL é uma junção de duas equipes: Atletas do Ano e Basklife. Ícaro Augusto fundou o Atletas com o objetivo de se tornar uma referência na modalidade. Já o Basklife, criado por André Manoel e localizado no extremo leste de São Paulo, se concentra no desenvolvimento de atletas, trabalhando com categorias de base do sub-18 até sub-23. Os dois projetos uniram forças neste ano e, desde então, caminham juntos para conseguir bons resultados para conseguir mais recursos, principalmente para custear filiações, materiais, transporte, viagens e uniformes. No elenco, destaque para Anderson Vinicius, o Cenoura, que participou de três edições da LDB por Corinthians, Rio Claro e São Paulo. Ícaro, João Victor, Gustavo e Felipe Augusto têm bastante experiência no 3×3.
Atletas:
- Ícaro Augusto Pereira Barbosa de Souza
- João Victor Silva Souza
- Gustavo Alves Mendes da Graça
- Felipe Augusto
- Anderson Vinicius de Andrade Pinheiro
Sesi Franca/EAE Florianópolis (SC)
A equipe foi fundada em 2015 pelos amigos Ricardo Costa e Rodrigo Trindade. A proposta era levar o basquete 3×3, que ainda não era um esporte olímpico, para mais lugares. Atual treinador e jogador da equipe, Afonso Henrique entrou no coletivo um ano depois, participando de torneios ao mesmo tempo em que era conduzido um projeto social em Florianópolis e região. Após sofrer no período de pandemia da covid-19, o time continuou forte e é hoje o que mais teve participações em campeonatos oficiais em Santa Catarina e em torneios no Sul do País. O bom desempenho no Campeonato Brasileiro em Vila Velha, em 2023, impulsionou o time, que conseguiu uma parceria com o EAE e atualmente conta com categorias sub-16, sub-18 e sub-23, com cerca de 30 atletas treinando apenas 3×3, com uma estrutura profissional. Além de Afonso Henrique, o time conta com Diego Ribeiro dos Santos, que disputou três edições do NBB CAIXA por Macaé e Joinville, e Emílio Otte, com participação na Liga Ouro e na Liga de Desenvolvimento de Basquete.
Atletas:
- Afonso Henrique Ferreira Wadestilha
- Emílio Bruno Otte
- Kevin Luiz Nascimento
- Diego Ribeiro dos Santos
Por: Redação LNB


